×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Moçambique presente na Press Rio 2018

Fruto da parceria entre o Festival do Rio, o Berlinale Talents, o Goethe Institut e a Fipresci, o Talent Press Rio é um programa de capacitação e treinamento voltado para jovens jornalistas e críticos de cinema de países de língua portuguesa. Em 2016, seis jovens profissionais de Portugal, Brasil e Moçambique (Eliana Nzualo) participaram de um programa de formação e capacitação que incluiu encontros com críticos e cineastas, realização de entrevistas e redação de textos. Em 2017 foi a vez do moçambicano Sérgio Raimundo também conhecido por Poeta Militar, representou Moçambique no evento..

Este ano de 2018 a selecção do “Talent Press Rio” 2018.

O jornalista cultural do matutino Notícias, Leonel Matusse Jr (no centro da foto) acaba de ser seleccionado para participar no “Talent Press Rio 2018”

Confira a lista dos vencedores:

1. Leonel Matusse Júnior- Maputo, Moçambique

2. Álvaro André Zeini Cruz – São Paulo, Brasil

3. Juliana Costa- Porto Alegre, Brasil

4. Mariana Souza da Silva –Recife, Brasil

5. Ricardo Lisboa- Lisboa, Portugal

6. Susy Freitas – Manaus, Brasil



O programa tem a coordenação do crítico carioca Pedro Butcher e, este ano, terá como mentores: Amanda Aouad, da Bahia, Brasil; e Luís Oliveira, da cinemateca de Lisboa, Portugal.

O Talent Press Rio será realizado no âmbito do Festival do Rio – Rio International Film Festival -, em sua 20ª edição. O workshop acontecerá entre os dias 02 e 08 de novembro de 2018.

O programa tem como objectivo contribuir para a formação e treinamento de críticos de cinema que redigem em português, gerar oportunidades de intercâmbio entre os países de língua portuguesa nos campos da cultura, bem como reforçar os laços culturais em seus respectivos países, aperfeiçoando-os.

No site da Berlinale, vocês também podem também verificar: https://bit.ly/2xlHN6A

Parabéns Leonel, representa-nos bem