×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Ras Soto canta “let it be” com banda sul-africana

O artista moçambicano Ras Soto gravou recentemente uma nova música em colaboração com a banda de reggae sul-africana Zionruts Family. O título desta colaboração é “let it be”, que é do estilo reggae, uma música que retrata o sofrimento vivido em ambos países.
“Trazemos atona os problemas sociais que os dois países enfrenta. Nós acreditamos que podemos resolver os problemas sem o uso de violência…não precisamos de usar armas de fogo, mas sim usamos a música para defender os oprimidos.”
O contacto entre as duas partes foi através do Facebook, segundo contou Soto. Esta plataforma digital foi suficiente para entrarem em conversações e decidirem pela colaboração.  “O nosso contacto foi através do Facebook. Tudo começou depois de eles terem gostado de um espectáculo meu, que foi transmitido em directo no Facebook, e depois disso eles pediram uma colaboração e eu respondi positivamente.”
Questionado sobre a importância da fusão entre os dois países, Soto avaliou como sendo algo bom um intercâmbio entre os artistas de países diferentes. “A música não tem fronteiras. Ser artista é ser um cidadão do mundo e quando há essa ligação há também uma partilha de experiências de como são as coisas nas outras partes do mundo.”
O título “let it be” vai ser lançado oficialmente em Agosto próximo e seu vídeo estará disponível logo após ao lançamento oficial da música. 
Interessou também saber sobre a avaliação do artista relativamente a aceitação do estilo reggae em Moçambique. Sem pestanejar este afirmou que já se faz em Moçambique reggae de qualidade internacional, contudo é ainda necessário que se invista muito no marketing do reggae. “Estamos a um nível de reggae que se está a fazer na Jamaica, África do Sul, Malawi e Zimbabwe, mas é necessários que os meios de comunicação nacionais toquem reggae para que possamos internacionalizar o reggae nacional, e quiçá começar a realizar grandes festivais de reggae internos.”

Ras Soto é um músico moçambicano de reggae, dancehall e vários outros estilos. Iniciou-se no mundo da música há mais de dez anos com hip-hop por influências de 2 Pac Shakur, mas também foi muito influenciado por Bob Marley e tem no reggae, uma plataforma para expressar os problemas sociais, como ele mesmo preferiu avaliar.