×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Gigliola Zacara leva “Ihaya” para Angola

A artista moçambicana Gigliola Zacara está em Angola em representação do Centro de Recriação Artística para participar da 14ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), que acontece na capital nacional, Luanda. Zacara participa daquele Festival com o espectáculo a solo “Ihaya”.

Durante a sua passagem por Angola, a actriz não se limitou apenas em fazer a representação, Gigliola dirigiu uma oficina de teatro com  crianças, que se insere no plano de incentivo à leitura e escrita através de actividades lúdicas, no Centro de Animação Artística do Cazenga. A oficina tinha como lema “do livro ao palco”.

A oficina dirigida por Gigliola durou três horas e nela aplicou-se a adaptação do livro “O sonho da menina Kissanga”, da escritora Rosa Pereira.

“Ihaya” é uma peça contemporânea inspirada no quotidiano duma sociedade, na qual pessoas se questionam constantemente sobre elas mesmas, isolando-se do mundo  em busca de respostas. O enredo da peça gira em torno da vida de uma mulher, de berço conservador, educada para ser mãe e esposa, ameaçada por uma sociedade que não a compreende por não seguir as convenções. As suas atitudes são vistas como repugnantes e enfadonhas, enquanto ela procura questionar-se sobre si própria, seu ser mulher, seu ser estranho e todas as transformações que em si são desconhecidas. Como viverá com seus inimigos e sobreviverá aos seus constantes abusos sem nunca quebrar o silêncio? Esta é a questão que fica no ar.

Esta é a segunda participação internacional do Centro de Recriação Artística com a peça Ihaya. A primeira participação foi no 10º Drama For Life International Conference and Festival, que realizou-se na África do Sul, cidade de Johannesburg,  ano passado.

A 14ª edição do FESTECA -Festeca- Festival Internacional de Teatro do Cazenga decorre desde o dia 4 e vai até o dia 14 de Julho. O festival junta grupos e companhias de teatro de Angola e dos países falantes da Língua Portuguesa.