×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Tem “nkaringana wa nkaringana” no CCBM por três dias

Começa hoje o ciclo de teatro baseado na tradição oral africana no Centro Cultural Brasil-Moçambique. As apresentações de “nkaringana wa nkaringana” vão até ao dia 15 e contam com a actuação do actor moçambicano Alberto Massagela.

Este tipo de contos geralmente é contado de noite à volta de uma fogueira pelas avós. “A volta de uma avó ouvem-se histórias que ficam para toda a vida e que preenchem os contos de toda uma vida: da imensidão do amor aos vazios da guerra. As crianças com avô puderam escapar a ela porque tiveram a paz das suas histórias...cresceram com o sonho de mundos melhores”

O actor Alberto Magassela foi um desses meninos, que sentava a volta da fogueira para ouvir esses contos e agora perpetua a matéria mágica da tradição oral africana que recebeu. O artista cruza os contos com notas soltas de guitarra e piano e partilha com o seu público experiências únicas por si vividas ou trazidas pelo vibrar dos contos nas suas memórias.

São histórias que preenchem imaginários e que aproximam culturas. E há palavras diferentes que são português... ou não... Poderão ser uma outra língua das que se falam no mundo da lusofonia. São sons, palavras e silêncios: histórias que nos amarram `a imaginação sem fronteiras.

A exibição de Massagela naquele espaço cultural inicia as 18:30. O artista conta com o apoio do Centro de Recriação Artística.