×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Campanha online contra o Covid-19 - UNESCO

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura (UNESCO), em parceria com a Innovation for Policy Foundation (i4Policy), está pesquisando criações artísticas licenciadas que contêm informações úteis sobre o Covid-19.


A iniciativa faz parte de uma campanha on-line chamada #DoNotGoViral, que visa:

  • Desinformação de combate no Covid-19.
  • Aumentar a conscientização para reduzir a propagação do vírus.
  • Aproveite o poder da diversidade de conteúdos criativos e criadores no continente.
  • Use informações culturalmente relevantes e licenciadas abertamente em idiomas africanos locais para alcançar diferentes comunidades.

A campanha foi lançada em 31 de março com o músico-ativista ugandês Bobi Wine , que concedeu abertamente uma licença para sua última colaboração com o músico-ativista Nubian Li , intitulado "Corona Virus Alert".

Bobi Wine incentivou outros artistas a fazer o mesmo e convidou criativos de todo o mundo a participar da campanha #DontGoViral. Até agora, mais de 40 artistas pediram para traduzir, remixar e adaptar a música para garantir a máxima distribuição.

 "A voz e a influência de inovadores e artistas e o papel das indústrias culturais e criativas na informação e conscientização não podem ser subestimadas", afirmou a UNESCO.

"Os artistas podem compartilhar e ampliar informações cruciais entre fãs e seguidores, alcançando uma enorme audiência usando seu talento e várias formas de expressão cultural para interagir com as pessoas em resposta à crise". 

A UNESCO também fez parceria com gravadoras como RM Societe, que produziu "We are the World 25 to Haiti", mas também com a Sony ATV, para permitir que produtores e escritores africanos transmitam seus sons em todo o mundo.

"O primeiro vídeo produzido como parte desta campanha, # SeparateAndTogether, foi traduzido para mais de uma dúzia de idiomas nas primeiras 48 horas após o seu lançamento", afirmou a UNESCO.

Informações úteis

A campanha #DontGoViral será realizada em pelo menos 45 países africanos. A i4Policy doou US $ 5.000 para as melhores propostas.

Os participantes: 

  • Mobilize e desenvolva campanhas de informação para ajudar as agências de saúde nacionais e globais a alcançar as comunidades em maior risco.
  • Use os idiomas locais e crie conteúdo para combater a propagação do vírus e as informações erradas.

O prazo para envio de propostas é  15 de abril de 2020 .

Os artistas interessados ​​podem acessar as regras completas de chamadas e o formulário de solicitação on-line aqui.

Para qualquer informação, envie um e-mail para Sasha Rubel, através do endereço:  s.rubel@unesco.org