×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

CHAMADA ABERTA PARA NOVOS QUADRINHOS 2020 - 2021


CHAMADA ABERTA PARA NOVOS QUADRINHOS 2020 - 2021

O Goethe-Institut convida artistas gráficos e equipes de artistas gráficos e escritores / autores / cenaristas a apresentar propostas de novos quadrinhos sobre movimentos feministas indígenas e ativistas do E. Até dez histórias selecionadas serão publicadas em uma Antologia de Quadrinhos em 2021.

 
O Goethe-Institut é o instituto cultural internacional da Alemanha e promove a colaboração cultural em todo o mundo. Os programas culturais e educacionais do instituto incentivam o diálogo intercultural e permitem o envolvimento cultural com foco na produção artística compartilhada, recepção e reflexão de uma perspectiva global.
 
As narrativas do feminismo ainda são escritas a partir de uma perspectiva ocidental predominantemente branca. Embora as reivindicações e posições feministas do Norte Global ainda sejam marginalizadas em uma corrente patriarcal dominante, o mesmo se aplica a uma extensão muito mais ampla para os movimentos feministas do Sul Global. Poucas informações sobre esses movimentos e seus ativistas são acessíveis em grandes bancos de dados de conhecimento, como a Wikipedia, e mesmo nas respectivas regiões nativas dessas ativistas feministas, suas realizações muitas vezes não são arquivadas porque os recursos são muito escassos ou suas demandas não são tematizadas.
 
Iniciado pelo Goethe-Institut Jakarta, o projeto “Movimentos e Momentos - Gerações Feministas” visa tornar visíveis essas histórias, ativismos e protagonistas ocultos, relatando suas histórias de vida no formato de quadrinhos altamente acessível. Ao enfatizar uma perspectiva feminista indígena, que muitas vezes está ligada a lutas descoloniais e abordagens emancipatórias da sustentabilidade, desejamos lançar luz sobre um dos aspectos mais marginalizados e subexpostos dos protestos feministas. Por outro lado, este projeto quer investigar como essas lutas muitas vezes esquecidas podem ser modelos para os movimentos feministas em todo o mundo. Ao publicar essas histórias de diferentes continentes e colocá-las em diálogo umas com as outras, esperamos despertar o interesse em arquivar e mediar esforços feministas não ocidentais.


Estamos interessados em propostas que:

·        conte uma história biográfica de um ativista notável ou uma narrativa de todo um movimento

·        são acessíveis a um público amplo, contando histórias de ativistas ou movimentos marginalizados, sem comprometer a expressão estética

·        usar a forma democrática dos quadrinhos como uma ferramenta para testemunho, educação e ativismo

 

Resultado

Como parte do projeto, um trabalho narrativo em quadrinhos de 20–40 páginas em cores ou preto e branco será publicado online e impresso

 

Cronograma

·        2020 - Outubro - Dezembro: Pesquisa

·        2021 - Janeiro: Workshop -  Fevereiro-Maio: Produção - Junho: Arte final

Lançamento e publicação da Antologia de Quadrinhos no idioma original, Inglês e Alemão.


Podem participar

Os candidatos podem ser uma única pessoa ou um grupo de duas pessoas de artista gráfico e escritor / autor / cenarista.

Residência de pelo menos dois anos no Sul Global ou originária do Sul Global. O inglês básico é obrigatório para um artista solo ou para pelo menos um de um grupo de duas pessoas.

Os candidatos têm pelo menos cinco histórias em quadrinhos ou obras sociológicas / políticas / feministas / acadêmicas / literárias ou monografias impressas e online (incluindo mídia social).

A prioridade é dada a candidatos identificados por mulheres ou não binários.

Aceitamos inscrições que considerem experiências e histórias que foram excluídas de outras contas de feminismos indígenas, como as de pessoas com deficiência, transtornos mentais, pessoas trans, etc.

Os candidatos não participaram anteriormente de um programa de literatura / antologia do Goethe-Institut.


Como participar

Forneça os seguintes materiais em inglês e formato PDF, no total menos de 10 MB para maya.maya@goethe.de com a linha de assunto do email "Movimentos e momentos: [Nome do (s) Candidato (s)]":

 

  • Uma proposta de até 3 páginas especificando sua ideia inicial / tópico de pesquisa potencial / figura / comunidade que você gostaria de retratar (máx. 500 palavras, incluindo diagramas / tramas / notas / imagens / esboços). Não aceitamos projetos existentes / concluídos.
  • Confirmação de que a entrada enviada não foi publicada até o momento e que será produzida especialmente para esta chamada.
  • Portfólio de até 5 trabalhos relevantes com os links (se publicados online). Se seu trabalho é uma colaboração, especifique sua função.
  • Curriculum breve informativo.
  • Observe que, como nossos membros do júri estão localizados em todo o mundo, podemos aceitar apenas inscrições digitais.


PRAZO PARA INSCRIÇÕES: 31 DE AGOSTO DE 2020 | 23H59 GMT + 7

Iremos Notificar os candidatos selecionados por e-mail dentro de 4 semanas após o prazo de inscrição.

 

SELEÇÃO

As comissões serão selecionadas por um júri formado por Urvashi Butalia (diretora Zubaan, escritora feminista e ativista - Delhi), Sonja Eismann (fundadora da Missy Magazine, escritora feminista e pesquisadora - Berlim), Maya (coordenadora do programa cultural do Goethe-Institut Indonésia , Jacarta), Auá Mendes (designer gráfico, ilustrador, grafiteiro, performer e ativista indígena - Manaus / Belém), e Johann Ulrich (chefe da editora avant-verlag - Berlim).