×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Circuito Urbano 2020 - INSCRIÇÕES ABERTAS


INSCRIÇÕES ABERTAS!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estão abertas até o dia 6 de setembro as inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2020!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Circuito Urbano é uma iniciativa do ONU-Habitat no Brasil para apoiar institucionalmente eventos que ocorram durante o mês de outubro, em comemoração ao Outubro Urbano. Este ano, em sua 3ª edição, será realizado de forma totalmente virtual e em parceria com os escritórios do ONU-Habitat nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe). O tema será "Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona" e os subtemas serão “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e “Valorizando nossas comunidades e cidades”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como participar? Inscreva seu evento ao vivo ou gravado até o dia 6 de setembro. Para saber mais, leia a Chamada de Eventos e preencha o formulário disponível em www.circuitourbano.org
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quem pode organizar eventos? Encorajamos eventos propostos por pessoas ou organizações (setor público, academia, organizações da sociedade civil, setor privado, entre outros) de todos os países participantes.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os eventos selecionados receberão apoio institucional do ONU-Habitat e irão compor a agenda de eventos do Circuito Urbano 2020. Os evento serão transmitidos e/ou publicados no canal do Youtube do Circuito Urbano e a agenda será divulgada no website da iniciativa e em nossas redes sociais. O apoio institucional do ONU-Habitat aos eventos selecionados não envolve qualquer tipo de transferência de recursos financeiros aos organizadores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada para todas e todos.

O ONU-Habitat está presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país. Atualmente, possui escritórios nas cidades do Rio de Janeiro e Maceió, e inaugurará um escritório no município de Maricá.

O Escritório Regional para África está localizado em Nairóbi, no Quênia, juntamente com a Sede do ONU-Habitat. Atualmente, a agência possui projetos em andamento em todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O ONU-Habitat participa ativamente das agendas globais, como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. É também central para o trabalho da agência a Nova Agenda Urbana, adotada em 2016, em Quito, no Equador, documento que definiu padrões globais para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável, repensando a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades.

Outubro Urbano & Circuito Urbano 2019

O ONU-Habitat realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. O mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira do mês – este ano, no dia 05 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos setores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. Em 2020, o Dia Mundial do Habitat abordará o tema da “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e o Dia Mundial das Cidades focará no tema “Valorizando nossas comunidades e cidades”.

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano em todo o Brasil, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores.

Em 2020, a 3ª edição do Circuito Urbano será realizada de forma totalmente virtual. Para aproveitar as vantagens da modalidade online e aprofundar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, esta edição será realizada em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Dessa forma, o Circuito Urbano 2020 se centrará no tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona” e os eventos poderão abordar como subtemas as questões trazidas pelo Dia Mundial do Habitat e o Dia Mundial das Cidades. Saiba mais em: https://www.facebook.com/ONUHABITATBR/ http://www.circuitourbano.org/?fbclid=IwAR2QkDorvAd5GqElNKDk2FeFHBuOsKlPEMiRHthsSMLz9dBHqa2oXPqwv8A