×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Enia Lipanga confirmada no VI FPL

Enia Lipanga é presença confirmada na programação do VI Festival de Poesia de Lisboa! Nossa convidada participará da mesa “Itinerário das poetas do agora”, ao lado de Heloisa Buarque de Hollanda e Judite Canha Fernandes.

Enia Lipanga, nasceu no dia 04 de Abril, é rapper, poetisa, activista social para a defesa dos Direitos humanos da Mulher e advoga na área da inclusão social. É mentora do Evento Palavras São Palavras, que há nove anos, mensalmente, une a poesia e outras artes e promove novos talentos na área da poesia. Integra o grupo de RAP Revolução feminina, que insta as mulheres a se empoderarem bem como a lutarem pelos seus direitos, através da música e da poesia. Faz parte do Colectivo Uqhagamishelwano, um grupo de artistas e ativistas sociais do mundo que lutam contra hegemonia cultural. Enia foi homenageada pela marca brasileira Gdarkestampas no ano passado com a criação de uma linha de roupas inspiradas no poema Sou África, escrito pela poetisa. Foi nomeada como uma das 10 mulheres mais inspiradoras de Moçambique em 2018 pela Hamasa Magazine, uma revista tanzaniana. Tem um livro publicado “Sonolência e Alguns Rabiscos” que é o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Mocambique.

VI Festival de Poesia de Lisboa
A 6ª edição do Festival de Poesia de Lisboa acontece de 12 a 18 de setembro, em formato virtual, e tem o escritor Mia Couto como Autor Homenageado e atração principal da programação. Até o momento, a organização já conta com inscrições de poetas lusófonos residentes em países como Portugal, Cabo Verde, Brasil, Bélgica, Estados Unidos, Espanha e Israel. Ao longo de 6 dias de evento, os inscritos poderão participar de todas as oficinas, mesas e espetáculos organizados em torno do tema Terra – uma poética de nós, além de terem seus poemas inseridos na antologia do projeto e concorrerem a uma premiação. As inscrições permanecem abertas até o dia 23 de maio de 2021.

Quem faz o FPL
O Festival de Poesia de Lisboa é um projeto da editora helvético-brasileira Helvetia Éditions, dirigida pelas autoras Jannini Rosa e Carla De Sà Morais. Além de contar com o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o festival é também apoiado pelo Instituto Camões em Lisboa e por coletivos literários.

Regulamento disponível em: www.helvetiaeditions.com/projetos