×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

JOVENS DE MOÇAMBIQUE E BURKINA FASO SELECIONADOS PARA A FORMAÇÃO INTERNACIONAL DE PROFISSIONAIS DAS ARTES CÊNICAS

JOVENS DE MOÇAMBIQUE E BURKINA FASO SELECIONADOS PARA A FORMAÇÃO INTERNACIONAL DE PROFISSIONAIS DAS ARTES CÊNICAS 

Foram selecionados 3 moçambicanos e 4 burquineses para a formação técnica de profissionais na área das artes cênicas, onde participarão por 3 semanas de um curso de treinamento em ofícios de iluminação, vídeo e som. O curso será conduzido, em conjunto, pelos formadores Paulin Ouedraogo (Ouagadougou) Quito Tembe (Maputo), Jean -Christophe Guillemet (Nantes) e liderado pela equipe técnica do Grand T.


Trata-se de uma iniciativa do KINANI, enquadrada no âmbito do programa de desenvolvimento e profissionalização do meio artístico. Com o programa, KINANI busca, igualmente, contribuir para a solidificação da indústria cultural e criativa em Moçambique e no continente.  


Foi neste contexto, que o KINANI em parceria com um prestigiado Teatro na França o “Le Grand T” e o maior e emblemático festival de teatro do continente africano o “Récréâtrales” de Burkina Faso desenvolveram uma parceria de 3 anos para promover a profissionalização de técnicos teatrais de Burkina Faso e Moçambique. Ao mesmo tempo, pretende-se, com a iniciativa, responder o desafio que os dois países enfrentam quanto à insuficiência de diretores de Teatros com as competências necessárias nas áreas chaves da produção (iluminação, som e vídeo, etc).


O KINANI e o Récréâtrales, principais actores das artes performativas nos dois países, são duas plataformas que contam com uma estrutura consolidada de profissionais com formação técnica na área das artes performativas e gestão artístico-cultural. Elementos que permitirão proporcionar ferramentas de trabalho mais robustas para os Gestores estagiários selecionados. A formação vai ocorrer entre Nantes, Ouagadougou e Maputo. Os gestores do Grand T irão supervisionar a formação, colocando ao serviço do projeto os seus conhecimentos nas profissões técnicas de criação artística e o seu know-how em transmissão. Um projecto de duração de 3 anos, a decorrer de 2021 a 2023, elaborado para favorecer três sectores: 

- Acompanhamento artístico de autores e companhias;

- Formação em áreas técnicas;

- Implantação territorial, mediação e inclusão social;