×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Estréia da produção Silêncio no CCMA


No âmbito   da realização da 5ª Edição do concurso de Curta-Metragem organizado todos os anos pelo CCMA – Centro Cultural Moçambicano Alemão, no qual o desafio colocado aos participantes foi de produzir filmes cuja abordagem fosse "Saúde Mental", nos propusemos a participar deste desafio com o filme intitulado "Silêncio". Este tema vai ganhando cada vez mais atenção em meio da população mundial e é causado por diversos fatores onde os mais comuns incluem a ansiedade, depressão, alimentação, personalidade ou movimentos, traumas, dentre outros. 

Nesse sentido Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze uniram-se para conceitualizar e realizar o filme "Silêncio", no qual trás a retrato sobre a qualidade de vida cognitiva ou emocional de uma adolescente com trauma de violência sexual perpetuada pelo seu próprio pai. Um fenômeno que tem sido cada vez mais comum nas esféras da sociedade moçambicana, onde crianças e adolescentes são violadas por pessoas próximas, pais, tios, irmãos, vizinhos, e muitos permanecem impunes diante do crime cometido, pessoas que tem como obrigação proteger e garantir segurança. Visando uma maior explicação de como o meio social familiar pode se relacionar a essa condição, um local que deveria ser considerado de seguro e de suporte, que passa a ser um local de risco e de perigo. A adolescência é uma fase de alto peso emocional, em que diversos aspectos da vida do indivíduo começam a mudar e durante este processo de diversas mudanças, a família se apresenta um importante fator para o bem estar do adolescente. Como é que depois de ter sido violada esta adolescente que tem receio de denunciar o seu pai continuará a conviver sobre o mesmo teto com o seu abusador, vivendo sobre constantes abusos? Como é que ela poderá apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades do dia-a-dia e os esforços para atingir a resiliência psicológica?

O filme contou com a participação com uma equipe bastante reduzida, o elenco foi constituído por Adélia Maposse, Mabjeca Tingana, Gigliola Zacara, Khaleesi Mauze, Kawany Sango e Tio Luís. A equipe técnica contou com a participação de Gigliola Zacara Osvaldo "Ndema" Mauze, Augusto Nhambi e Milagre Langa. A trilha sonora do filme contou com o apoio de Dama do Bling e Roberto Chitsondzo.

  

SINOPSE

Quando Elisinha prepara-se para assumir papeis sociais culturalmente adequados aos adultos, eis que sua infância e adolescência são atiradas pela janela. As ausências de fala entre ela e a mãe marcaram as fronteiras da união familiar e a sua humildade fundamenta-se num forte sentido de família e num voto de silêncio que a impede de revelar ao mundo todas as atrocidades cometidas pelo seu pai ao longo de vários anos. Por receio de julgamentos e pelo medo das consequências resultantes duma possível denúncia da sua parte, procura encontrar uma rota de fuga para o descalabro que tem sido a sua vida.

 

Uma produção: Centro de Recriação Artística e 7 Ofícios – Rede de Mulheres artistas

Apoio: Nhambe Multimedia, Do Pau Fotografia & Imagem, Emílio Guze, Lírio Nhamunze e Hilário Taimo.

  

MAIS INFORMAÇÕES

E-mail: cra.artes@gmail.com

Contactos: 846409985 │ 827387160

Facebook: Centro de Recriação Artística │7 Ofícios – Rede de Mulheres artistas │GigliolaZacaraOfficial