×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Gestão de Propriedade Intelectual e impulso ao desenvolvimento das Economias Criativas em Moçambique

Gestão de Propriedade Intelectual e impulso ao desenvolvimento das Economias Criativas em Moçambique
Com a assistência técnica e financeira da UNESCO Moçambique, a SECED – Saúde, Educação e Cultura para o Desenvolvimento, uma associação moçambicana com foco para o impulso do desenvolvimento dos moçambicanos a partir da melhoria do acesso à saúde, educação e cultura, no âmbito das suas actividades no sector da cultura, realiza, no dia 15 de Julho (Quinta-feira) o Seminário “Gestão de Propriedade Intelectual e impulso ao desenvolvimento das Economias Criativas em Moçambique”.

O evento, com formato virtual, enquadra-se nas celebrações do Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável (2021), declarado pelas Nações em 2019. O seminário terá a participação de oradores nacionais de diferentes campos das indústrias culturais e criativas, tal é o caso da Carmen Miral da Black Khakela, Nádia Machiana da Nadú Care, Cadino Chipanga da BOM Cosméticos, Nilvado Thierry da marca Nivaldo Thierry. Estes integrantes propõem-se a discutir suas experiências e conhecimentos em torno da indústria da moda e da indústria cosmética, bem como a activação dos direitos de propriedade intelectual para o desenvolvimento económico. O Seminário terá como Orador Principal o Professor Fernando dos Santos, moçambicano Doutorado e Pioneiro em Gestão de Propriedade Intelectual. Foi Director Geral do Instituto da Propriedade Industrial de Moçambique e Director Geral da Organização Africana Regional da Propriedade Intelectual.

Este Seminário conta com o apoio técnico e financeiro do Escritório da UNESCO em Moçambique, bem como com investimento da própria SECED e o envolvimento de diferentes entidades públicas e privadas do sector cultural e criativo, a referir o Ministério da Cultura e Turismo, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas e a Federação Moçambicana das Indústrias Culturais e Criativas. O Seminário é da Curadoria e Facilitação Principal de Matilde Muocha, especialista moçambicana em Indústrias Culturais e Criativas.

Conheça parte das individualidades do Seminário sobre Gestão de propriedade Intelectual & Economias Criativas, a ter lugar esta Quinta-feira.Uma maratona de pouco mais de 10 horas de reflexão, partilha de histórias sobre como gerir propriedade intelectual para sua capitalização em Moçambique.


Sessão Inaugural: 9:00 às 10 Horas
Gestão de Propriedade Intelectual e Impulso ao Desenvolvimento das Economias Criativas em Moçambique
Com uma Aula Inaugural a ser proferida pelo renomado Professor Fernando Dos Santos, Especialista em Direito de Propriedade Intelectual


Painel 1: 10:00 às 11:30 horas
Conhecimento Local e Indústria Cosmética: oportunidades para o desenvolvimento e para a geração de renda ao nível das comunidades locais


Painel 2: 11h30 às 13:00 horas
O Design de Produto e o impulso ao desenvolvimento Industrial em Moçambique


Painel 3: 14:00 às 15:30 horas
Indústria da Moda: da activação da cadeia de valor em Moçambique ao impacto na economia nacional


Painel 4: 15h30 às 17:00 horas
Criar, registar e capitalizar direitos de propriedade intelectual e activar a economia criativa em Moçambique
Decida o painel a seguir em função dos seus interesses.
Participe e conheça os principais intervenientes do sector cultural e criativo moçambicano.
Cadestre-se pelo link