×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Maputo acolhe Semana de Cultura Moz-Cuba

A capital moçambicana vai ser palco de 14 à 17 do mês em curso, palco da Semana de Cultura Moz-Cuba. Trata-se de um evento, que vai juntar artistas dos dois países num mesmo evento. A semana de cultura visa celebrar a amizade remota entre os dois países.
O evento tem também em vista “responder as intenções dos governos dos dois países de revitalizar as relações nos campos de Cultura e Turismo, bem como explorar novas formas de colaboração.”, lê-se no comunicado de Imprensa enviado ao Mapa das Artes.



No evento serão apresentadas actividades de “música, com três shows (abertura, Jantar de gala e espetáculo), passeio turístico a Reserva de Maputo e a Ponta de Ouro, dois debates, sendo um sobre as indústrias culturais e outro sobre a produção nas artes plásticas, bem como intercâmbio entre artistas, garantiu Amélia Matsinhe da produção do evento.
No que diz respeito às atracções da semana cultural foi nos apresentada a seguinte lista: Michel Herrera Alvarez (saxofonista cubano) com sua banda, tendo o saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça como anfitrião.
Contudo, a lista não para por aí, os eventos contarão, com a presença de artistas como Kuche Jazz Quartet, Idalvia Bahule, Dj Cubanito, Duo de dança, Tabasily, Wazimbo, António Marcos, Miguel Xabindza, Cristina e Vítor, Melita Matsinhe e Banda La Esperanza, estes últimos, de Moçambique, mas com forte ligação com aquele país  amigo.
E porque não se trata de um evento monótono a semana de cultura vai acontecer em vários locais, de acordo com o propósito de cada dia. No anfiteatro do Ministério da Cultura (debate), Hotel Glória (jantar), Edifício sede do BCI (discursos) e Centro Cultural Universitário da UEM, onde vão acontecer as apresentações dos artistas.
O evento é fruto da organização da La Cooperativa, uma (Cooperativa de antigos estudantes em Cuba), com o apadrinhamento do Ministério de Cultura de Moçambique e da Embaixada de Cuba no país e produção da Xiluva Artes.