×
Calendario de Eventos
Materias Contactos Pesquisar
Login
x

Centro Cultural Brasil-Moçambique Centros Culturais

Av. Karl Marx, Maputo, Moçambique

O Centro Cultural Brasil-Moçambique "José Aparecido de Oliveira" (então Centro de Estudos Brasileiros) foi inaugurado no dia 27 de Novembro de 1989, pelo então Ministro da Cultura José Aparecido de Oliveira, que permanece como seu patrono. O Centro nasceu no espírito do Acordo Geral de Cooperação entre o Brasil e Moçambique, firmado em 15 de Setembro de 1981.

Esta Instituição, que foi concebida como um espaço cultural a serviço da divulgação e da promoção da cultura, não apenas do Brasil, mas também de Moçambique e dos demais países africanos, veio conferir uma dimensão concreta ao projeto de integração cultural afrobrasileiro e interafricana.

Em outubro de 2008, em cerimônia solene com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, o antigo CEB foi rebatizado de Centro Cultural Brasil-Moçambique. A mudança de nome ocorreu de forma simultânea nas dezenas de Centros Culturais mantidos por Embaixadas e Consulados do Brasil em todo o mundo. A nova designação veio enfatizar o papel ampliado que tais centros vêm ocupando no cenário cultural de suas respectivas cidades, com ampla programação cultural em acréscimo às atividades de ensino da língua portuguesa.

Em 2017 o CCBM passou por uma grande reforma que restaurou sua fachada original e inaugurou um novo espaço o auditório multimídia Vinícius de Moraes, com capacidade para 200 lugares.

O CCBM está situado na Baixa da cidade, na esquina das Ruas 25 de Setembro e Karl Marx. Dispõe de um amplo espaço físico de 1.162 m², distribuído em dois pisos. O edifício dispõe para acesso ao público: auditórios, biblioteca, galerias de arte, salas de ensino de português.


Informações gerais

Atividades oferecidas:
- Curso de Português para estrangeiros;
- Biblioteca “João Guimarães Rosa”;
- Auditório com 40 lugares;
- Galeria Cândido Portinari - espaço para exposições de artes plásticas, conferências, seminários, lançamentos de obras literárias, palestras e projeção de filmes;
- Galeria Djanira - três espaços expositivos distintos para exposições de artes plásticas, fotográficas, de artistas contemporâneos, brasileiros, moçambicanos e de outras nacionalidades.

Localização

Veja Tambem

Enviar Messagem

Local Verificado
Voçe gere este local? Envie-nos uma mensagem Enviar Messagem

Horarios de Funcionamento

  • Segunda feira 08:00 - 18:00
  • Terça feira 08:00 - 18:00
  • Quarta feira 08:00 - 18:00
  • Quinta feira 08:00 - 18:00
  • Sexta feira 08:00 - 18:00
  • Sabado 08:00 - 18:00